O projeto Literatura na Escola é voltado para alunos do 7º ano ao ensino médio e busca levar a literatura para o ambiente escolar, promovendo a leitura e a escrita, formando novos leitores e escritores e oportunizando um espaço de divulgação da produção literária dos estudantes participantes.
Em 2023 o projeto Literatura na Escola foi aprovado em primeiro lugar em edital pela Lei Paulo Gustavo no município de Carazinho, sendo realizado em dez escolas públicas locais.
As atividades do projeto Literatura na Escola se dividem em quatro etapas e incluem:
1º – Realização da palestra A literatura não é chata: ministrada pela escritora e editora Jana Lauxen e com duração de aproximadamente 1h, a palestra apresenta aos alunos dez motivos práticos que comprovam que a leitura pode ajudá-los a resolver boa parte dos problemas que enfrentam, ensinando a pensar e trazendo independência intelectual. Realizada pela autora desde 2013, a atividade já alcançou mais de uma centena de escolas e alguns milhares de estudantes, obtendo sempre um retorno expressivo, uma vez que as escolas que receberam a palestra costumam relatar que a frequência de alunos à biblioteca aumentou significativamente.
2º – Apresentação e disponibilização da Caixa Cata-Texto: após a palestra, os estudantes serão apresentados à Caixa Cata-Texto, uma caixa coletora personalizada que ficará disponível por duas semanas na escola, em local de fácil acesso aos estudantes (como pátio, biblioteca etc.), que serão convidados a colocar ali textos de sua autoria.
3º – Criação do Varal Literário: os textos recebidos pela Caixa Cata-Texto serão recolhidos após o prazo estipulado e, em seguida, serão digitalizados, revisados, diagramados e impressos, cada um em uma folha A4, contendo o texto, o nome do aluno e a escola onde estuda.
Em seguida, os textos serão, literalmente, pendurados no Varal Literário que será montado na escola, ficando disponíveis para a leitura dos demais alunos e comunidade escolar.
Existe ainda a possibilidade de montar o Varal Literário em outros espaços, como praças, ginásios, bibliotecas etc.
4º – Criação e entrega da apostila Literatura na Escola: a escola receberá uma apostila, impressa e em versão PDF, trazendo todos os textos reunidos através do projeto, para seu acervo pessoal e utilização em sala de aula.
- Formar novos leitores, aumentando a frequência de alunos nas bibliotecas de cada escola;
- Incentivar e criar um espaço de divulgação para os estudantes que já escrevem, estimulando-os a tornar público os seus escritos, pois sabemos, por conta de nossa experiência em projetos escolares, culturais e literários, que existem centenas de autores escondidos em sala de aula, que escrevem com frequência, mas nunca encontraram espaço e motivação para divulgar os seus escritos;
- Ampliar o número de alunos interessados em escrever;
- Estimular a leitura entre estudantes e comunidade escolar através da divulgação e promoção de textos escritos pelos alunos, uma vez que o interesse pela leitura tende a aumentar quando os autores são seus amigos, colegas e pares sociais, pois os assuntos levantados pelos estudantes em seus textos vêm ao encontro dos interesses dos demais, com os quais dividem as mesmas preocupações, realidades e sentimentos.
Pesquisas demonstram que os índices de leitura no Brasil são mais do que preocupantes: segundo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), divulgado em 2023, que avalia estudantes entre 15 e 16 anos de 77 países, 50% dos alunos brasileiros obtiveram resultado nível 1 em leitura, em uma escala de 1 a 6, na qual 1 é o pior índice de desempenho e 6 é o melhor. Tais dados evidenciam que a compreensão média do estudante brasileiro é literal e costuma se restringir a frases curtas.
Já a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, mostra que entre 2015 e 2019 o Brasil perdeu mais de 4,6 milhões de leitores. Brasileiros com mais de 5 anos que não leram nem um livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população, o equivalente a cerca de 93 milhões de pessoas. Esta mesma pesquisa mostra ainda que a faixa etária de 14 a 17 anos é a que apresenta maior queda de leitores em relação à pesquisa anterior, de 8 pontos percentuais. Segundo a pesquisa Pirls (sigla em inglês para Estudo Internacional de Leitura), divulgada em 2023, a habilidade de leitura de estudantes brasileiros está entre as piores do mundo. Nossos alunos obtiveram uma média de 419 pontos, ficando na 52ª posição em um total de 57 países.
Diante de dados tão alarmantes, é nossa obrigação, enquanto sociedade, trabalhar sem descanso no sentido de modificar estes números, uma vez que é a leitura quem amplia nosso vocabulário e capacidade de expressão, traz discernimento, expande a criatividade, exercita o cérebro, desenvolve a empatia, o pensamento crítico, a compreensão e a interpretação, entre muitos outros fatores fundamentais para a consolidação de uma sociedade mais humana e igualitária e menos violenta.
Desta forma, o projeto Literatura na Escola justifica-se por abranger a formação de novos leitores e escritores em sala de aula, incentivando os estudantes a ler e a escrever – e mais do que isso: a ler o que escreveram seus colegas, cujos textos serão apresentados tanto no Varal Literário, que ficará exposto na escola, como também na apostila, que será entregue em versão impressa e virtual para a instituição, com a finalidade de registrar e divulgar as produções literárias realizadas através deste projeto.
INVESTIMENTO: R$3.900 por escola (em até 3 parcelas sem juros)
TEMPO NECESSÁRIO PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO: 90 dias
Neste valor, está incluído:
- Transporte e alimentação;
- Palestra A literatura não é chata* + apresentação e disponibilização da Caixa Cata-Texto + bate-papo com os alunos, totalizando 1h30 de duração;
- Doação de um exemplar dos livros Cantigas de Despertar e O Duplo da Terra para a biblioteca da escola;
- Entrega de poemas grátis para os alunos durante a atividade;
- Produção da Caixa Cata-Texto personalizada;
- Transporte para recolher a Caixa Cata-Texto;
- Transcrição dos textos coletados para o Word;
- Revisão e edição dos textos;
- Criação da arte e diagramação dos textos;
- Impressão dos textos;
- Aquisição do material necessário para a criação do varal;
- Montagem do varal (inclui transporte e alimentação)**;
- Criação, produção, diagramação, impressão e encadernação da apostila***, que será entregue para a escola trazendo todos os textos recolhidos pela Caixa Cata-Texto, para seu acervo e trabalho em sala de aula;
- Disponibilização da apostila em versão digital (PDF).
* Caso seja necessário realizar mais de uma palestra na mesma escola, haverá um acréscimo de R$399 por palestra extra realizada.
** Caso haja o interesse de montar o Varal Literário em outros espaços, além da escola, haverá um acréscimo de R$599 por varal extra.
*** Caso a escola deseje mais de uma apostila, o valor unitário será de R$99.
Jana Lauxen tem 39 anos e é escritora, editora e produtora cultural há mais de 15 anos. Formada em Comunicação Social pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2006), é autora de cinco livros: Uma Carta por Benjamin (romance, 2009), O Túmulo do Ladrão (romance, 2013), O Duplo da Terra (romance, 2016), Inspiração: Substantivo Feminino (crônicas poéticas, 2019) e Cantigas de Despertar (poesias, 2022).
Colaboradora da premiada revista Café Espacial, já participou de 18 coletâneas e organizou outras 16, publicando textos de mais de 400 escritores brasileiros.
Em 2013 fundou a Editora Os Dez Melhores, em Carazinho/RS, e é a responsável pelo projeto Nascedouro, selo que já lançou 13 livros, publicando textos e desenhos de mais de 600 crianças e adolescentes.
Já organizou mais de 30 eventos culturais entre feiras e mostras de arte, lançamentos de livro e saraus, envolvendo centenas de artistas de Carazinho e região apresentando seus trabalhos.
Criou, organizou e fez acontecer a 1ª edição da FELICA – Feira Literária Independente de Carazinho, que ocorreu dia 7 de outubro de 2023 reunindo mais de 50 autores e artistas locais das mais variadas vertentes. Nesta ocasião, também foi a responsável pelo Varal Literário, iniciativa que apresentou textos de mais de 60 autores locais.
Em 2023 seu projeto, Literatura na Escola, foi selecionado em primeiro lugar em edital da Lei Paulo Gustavo no município de Carazinho, levando palestras e atividades literárias para estudantes do 7º ano ao ensino médio de dez escolas públicas.
Também em 2023 foi selecionada no edital de Premiação de Reconhecimento de Ações Culturais em Carazinho, ficando em sétimo lugar de um total de 20 artistas premiados.
Desde 2013 ministra em escolas a palestra A literatura não é chata, na qual apresenta aos estudantes dez motivos práticos que comprovam a importância da leitura para nossa independência intelectual.