top of page
A OPERÁRIA

Jana Lauxen tem 40 anos e é escritora, editora e produtora cultural há quase duas décadas. Formada em Comunicação Social pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2006), é autora de cinco livros: Uma Carta por Benjamin (romance, 2009), O Túmulo do Ladrão (romance, 2013), O Duplo da Terra (romance, 2016), Inspiração: Substantivo Feminino (crônicas poéticas, 2019), Cantigas de Despertar (poesias, 2022) e O Gene de Eva (romance, 2025). Colaboradora da premiada revista Café Espacial, já participou de 18 coletâneas e organizou outras 16, publicando textos de mais de 400 escritores brasileiros.

Em 2013 fundou a Editora Os Dez Melhores, cujo catálogo atualmente conta com 35 títulos – 16 deles através do selo Nascedouro, pelo qual é responsável, e que busca transformar crianças e adolescentes em escritores. Por meio dessa iniciativa, já foram publicados em livro textos e desenhos de mais de 700 estudantes do interior gaúcho.

IMG_1516.JPG

Já organizou mais de 30 eventos culturais entre feiras e mostras de arte, lançamentos de livro e saraus, envolvendo centenas de artistas de Carazinho e região apresentando seus trabalhos.

Criou, organizou e fez acontecer a 1ª edição da FELICA – Feira Literária Independente de Carazinho, que ocorreu dia 7 de outubro de 2023 reunindo mais de 50 autores e artistas locais das mais variadas vertentes. Nesta ocasião, também foi a responsável pelo Varal Literário, iniciativa que apresentou textos de mais de 60 autores locais.

Em 2023 seu projeto, Literatura na Escola, foi selecionado em primeiro lugar em edital da Lei Paulo Gustavo no município de Carazinho, levando palestras e atividades literárias para estudantes do 7º ano ao ensino médio de dez escolas públicas.

Também em 2023 foi selecionada no edital de Premiação de Reconhecimento de Ações Culturais em Carazinho, ficando em sétimo lugar de um total de 20 artistas. Em 2024, foi novamente premiada, desta vez ficando em segundo lugar. 

 

Em 2025 foi uma, dos 50 escritores gaúchos selecionados para participar do projeto Autor Presente, uma iniciativa do Instituto Estadual do Livro (IEL) e da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, em parceria com o Instituto de Leitura Quindim, que busca levar livros, autores e literatura para escolas pertencentes ao Programa RS Seguro, que atua em áreas com maior vulnerabilidade social, violência e criminalidade.

Desde 2013 ministra em escolas a palestra A literatura não é chata, na qual apresenta aos estudantes dez motivos práticos que comprovam a importância da leitura para nossa independência intelectual.

VÍDEOS
Poema "A água vence o fogo"
Poema "Beleza bruta"
ROLÊS LITERÁRIOS
bottom of page